fbpx

Transformação digital é um termo que tem ganhado importância para várias empresas de todas as regiões do mundo. É um fenômeno causado pela tecnologia que independe da segmentação ou do tamanho da empresa, instituição ou o que seja.

Uma coisa é fato: quem não aderir à transformação digital ficará obsoleto no mercado e verá os concorrentes com uma tremenda vantagem competitiva.

 

Transformação Digital, o que é?

 

A transformação digital é, em poucas palavras, a melhora de desempenho e aumento de alcance que garantem resultados melhores para as empresas através do uso da tecnologia. Pode ser entendida como um processo no qual há uma mudança radical na estrutura das organizações onde a tecnologia tem um papel estratégico e central, e não apenas superficial como vemos em grande parte das empresas hoje em dia.

 

É muito comum associar a palavra “digital” ao futuro, mas a verdade é que a transformação digital, definitivamente, não é um conceito para o futuro e, como já dito no início do texto, requer atualmente a máxima atenção possível das empresas se quiserem se manter vivas. Toda empresa é capaz de promover a própria transformação digital, seja ela pequena, média ou grande e é muito importante ter a noção de que para realizar essa mudança, demandará muitos esforços, tempo e recursos.

 

É importantíssimo entender todo o processo que leva a essa mudança e trabalhar de forma colaborativa para alcançá-la. Por isso, a transformação digital é muito mais um desafio de gestão, devido ao entendimento de todo o processo e cultura da empresa e empregados, do que simplesmente de marketing ou tecnologia.

 

transformação-digital-engenharia

O processo da transformação digital

 

A transformação digital não acontece do dia pra noite, sem algum planejamento e simplesmente aderindo a novas tecnologias e implantando as mesmas nos processos da empresa. É um processo grande conhecido como progresso tecnológico que é composto por três etapas, sendo a última delas a transformação digital.

 

1. Digitalização: é a transição de informação analógica para um modelo digital. Em outras palavras, transformar as pilhas de papel em arquivos digitais, facilitando armazenar e proteger os arquivos.

 

2. Transformação: mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia. Isso inclui conceitos de Big Data (saiba mais neste link). É a fase na qual há uma visão mais abrangente da tecnologia para causar mudanças.

 

3. Transformação digital: efeito total e geral da digitalização na sociedade. Com a digitalização em seu mais alto grau, várias mudanças e evoluções surgem. Muitas vezes torna-se necessária a mudança de padrões (estruturas socioeconômicas padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis),  para que ela de fato ocorra.

 

Processos com enormes ganhos devido à transformação digital

 

Abaixo alguns exemplos de como a transformação digital auxilia as empresas em processos operacionais, evidenciando a sua importância para as organizações:

 

  • Comunicação mais rápida: torna a comunicação mais eficiente e consequentemente mais rápida, agilizando os processos sem perda de tempo;
  • Integração de setores: auxilia e muito na colaboração entre as diferente áreas da empresa de forma a garantir que todos trabalhem em sintonia;
  • Decisões baseadas em dados: o volume de dados trazidos pela transformação digital auxilia em tomadas de decisão mais assertivas;
  • Acesso das informações: informações podendo ser acessadas e compartilhadas em tempo real;
  • Automação das atividades: atividades operacionais serão automatizadas, fazendo com que os colaboradores se concentrem em atividades estratégicas;
  • Organização: com os dados digitalizados e sem as enorme pilhas de papel, a organização é muito mais eficiente, facilitando também trabalhos de home office e coworking;
  • Acompanhamento de desempenho: com as ferramentas no meio online será mais fácil do gestor acompanhar o desempenho individual de cada um da equipe, auxiliando assim em suas tomadas de decisão.

 

Engenharia e construção

 

A engenharia e construção, obviamente, não ficariam de fora da transformação digital. Já se tem várias soluções que grandes empresas internacionais estão adotando para melhorar os seus processos e se tornarem realmente digitais.

 

No Brasil o cenário é um pouco diferente, mas aos poucos estamos conseguindo caminhar na direção correta. Podemos citar alguns exemplos de tecnologias que vem sendo implantadas por empresas ao redor do mundo:

 

  •  Utilização de drones para escaneamento de áreas externas, mapeamento de terrenos, acompanhamento de obras;
  • BIM que é uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada, permitindo uma grande colaboração entre todos os setores;
  • Equipamentos para escaneamento interno de ambientes para acompanhamento da evolução de obra e apontamento de desvios (Matterport);
  • Softwares para controle de entrada e saída de pessoas e maquinários em obras;
  • Sensores como relógios que monitoram a saúde dos trabalhadores e capacetes que monitoram impactos;
  • Plataformas de processamento e armazenamento de dados e de gestão de projetos com alto índice de colaboração (Site Scan)

        

A Smart Sky por meio da implantação de um departamento interno de drones nas empresas tem o objetivo de dar o ponta pé inicial no processo de transformação digital das mesmas. A partir do amadurecimento desse departamento e uma boa assimilação por parte da empresa da importância do uso de tecnologia nos processos, pretendemos realizar a implantação de tecnologias complementares, de forma a fazer a organização a subir mais um degrau rumo a transformação digital.