fbpx

Você provavelmente já ouviu falar sobre o termo Big Data e (mais provavelmente ainda) não sabe ao certo o que significa e nem a sua importância.

 

Nesse artigo vamos explicar brevemente do que se trata esse termo que a cada dia mais está presente na mídia e na boca do povo. Big Data é um termo estatístico e também utilizado em Tecnologia da Informação para definir grandes conjuntos de dados que devem ser processados e armazenados.

 

Esses dados são criados em tempo real e apresentam um crescimento exponencial. Para se ter ideia, segundo o Wikipedia, atualmente são gerados mais de 2,5 quintilhões (2.500.000.000.000.000.000!!!) de bytes diariamente. Essa imensa quantidade de dados definitivamente não é fácil de ser gerenciada e por isso demanda-se altos esforços para extração de informações, sendo muito necessária a utilização de ferramentas para tal.

 

Uma maneira mais fácil de se entender o que é o Big Data é através dos 5V’s.

 

1. Volume – relacionado a gigante quantidade de dados gerados;

2. Variedade – relacionado às fontes dos dados que são extremamente variadas e isso acaba sendo um dificultador nas análises e gestão dos mesmos;

3. Velocidade – relacionado aos dois V’s anteriores. Como o volume e a variedade são muito grandes, o processamento deve ser ágil para conseguir a geração das informações necessárias;

4. Veracidade – relacionada ao quanto a informação é verdadeira. A grande quantidade de dados muitas vezes pode conter informações falsas;

5. Valor – relacionado ao valor obtido que esses dados proporcionarão, ou seja, “informação útil”.

 

 

Veja alguns exemplos chocantes de geração de dados:

 

  • O Facebook armazena, acessa e analisa mais de 50 petabytes de informações geradas pelos usuários;
  • A cada minuto no Youtube são feitas 48 horas de upload de vídeos;
  • A média de Twittes por Segundo é de 5700 e diariamente são postados novos 500 milhões de twittes;
  • O Google processa diariamente mais de 3 bilhões de pesquisas em todo mundo e rastreia 20 bilhões de site no mesmo intervalo de tempo, armazenando 100 petabytes de informação.

 

E qual a importância de se ter uma quantidade tão grande de dados gerados diariamente, de diversas fontes e em uma grande velocidade?

Esses dados quando bem gerenciados e fornecendo as informações adequadas se tornam poderosas ferramentas para análises e consequentemente tomadas de decisão em qualquer área da sociedade. As empresas que tiram proveito do Big Data tem uma grande vantagem competitiva e tem uma gestão de informação muito mais abrangente.

 

De uns anos pra cá o Big Data se tornou essencial nas relações econômicas e sociais e ainda é de extrema importância para definição de estratégias de marketing, aumento de produtividade em diversos setores da economia, redução de custos e vários outros pontos.

 

Os clientes da Smart Sky Consulting que, inicialmente obterão valiosos dados através da tecnologia de drones implantada, posteriormente terão novos dados de tecnologias complementares. Tendo em vista a quantidade de dados que serão gerados ao longo dos anos durante as aplicações de nossas soluções, uma gestão e centralização de todas essas informações será extremamente necessária.

 

A Smart Sky auxiliará os seus clientes nessas situações de forma a ajudá-los a tomarem as melhores decisões para seus determinados objetivos.

E você, o que conhece sobre Big Data? Tem alguma experiência que queira nos contar?