fbpx

Energias Renováveis

A crescente demanda por energia no Brasil tem impulsionado os investimentos para construções de usinas de energias renováveis em todas as regiões do país. Essas construções podem ser amplamente favorecidas e otimizadas através do uso de Drones durante várias fases, desde a concepção do projeto até a manutenção e acompanhamento do empreendimento já finalizado.

Sabe-se que as mais de 200 usinas hidrelétricas presentes aqui geram cerca de 60% de toda a energia produzida no país e esse montante tende a aumentar com o passar dos anos, já que o custo de sua construção é inferior ao de algumas usinas alternativas, como termoelétricas, eólicas e nucleares.

Além disso, trata-se de uma energia não poluente e o Brasil dispõe de uma gigantesca rede fluvial.  Apesar de todos os benefícios citados, as usinas hidrelétricas causam

grandes danos sócio ambientais nas regiões onde são instaladas e por isso sempre são necessários diversos estudos profundos e minuciosos para avaliar sua viabilidade

Start Trial

Teste totalmente GRÁTIS e com acesso ilimitado à plataforma Site Scan no período de 14 dias para validação do software. Certifique-se de que, antes do início do teste, você tenha à sua disposição todas as ferramentas necessárias para a operação da plataforma (Veja os Drones e iPads Compatíveis).

Na fase de terraplanagem pode-se observar também os benefícios trazidos pelo uso dessa tecnologia.

Os grandes volumes de movimentação de terra presentes em obra desse porte podem ser facilmente medidos e acompanhados e assim ser possível realizar uma eficiente gestão em cima dos dados coletados.

Na fase de terraplanagem pode-se observar também os benefícios trazidos pelo uso dessa tecnologia.

 

Além do acompanhamento e gestão de todas as fases da obra, após a finalização da construção, os Drones trazem muito valor nos quesitos de monitoramento e manutenção da estrutura, sendo possível visualizar questões como deslocamentos e deformação de fissuras e também o nível da água do reservatório.

Por fim, a definição assertiva da área do PRAD bem como o gerenciamento do plano são também facilitados e otimizados.

Solar e Eólica

O território brasileiro promete ser amplamente ocupado pelas usinas solares e eólicas no próximos anos e décadas tendo em vista os grandes investimentos que esses empreendimentos tem atraído e também, como já citado, a crescente demanda de energia.

Hoje em dia elas já representam, respectivamente, 1% e 8% de toda a energia gerada no país e com uma significativa vantagem sobre as usinas hidrelétricas: impacto sócio ambiental notavelmente menor.

Os drones não poderiam ficar de fora desse crescimento exponencial que o mercado dessas energias renováveis atesta e já compila uma série de soluções que prometem trazer reduções de custos e prazos pra esses empreendimentos.

Pode-se citar a agilidade que a tecnologia proporcionará para avaliação e prospecção de terrenos, permitindo refugar de uma vez algum terreno não compatível com as expectativas de projeto ou permanecer com os estudos e avançar com a ideia.

 

 

Tudo isso com apenas um sobrevoo utilizando drone na área de interesse. No caso das usinas solares, as imagens em alta resolução reduzem a necessidade de um contato físico, que podem trazer riscos aos trabalhadores e, no caso das eólicas, seria reduzida a necessidade de utilização de força humana em altas atitudes para fins de averiguação e avaliação das torres.As manutenções preventivas e corretivas poderão ser realizadas com mais assertividade, segurança e agilidade.

Contato

Marechal Deodoro, 344
Cinco Incubadora, 11º Andar
Curitiba | Paraná | Brasil

Contato@smartskyconsulting.com.br

Contato