fbpx

Para construir a sua nova sede, a Uber contratou a Truebeck Construction, uma grande e inovadora empreiteira de São Francisco, EUA. Fundada em 2007, rapidamente se destacou no mercado por grandes e imponentes projetos, como o Steve Jobs Theatre no Apple Park.

Atualmente possuem mais de 400 empregados e o seu departamento interno de drones está em plena ascensão e é comandado pela equipe de construção virtual.

A equipe já realiza uma ampla gama de serviços envolvendo tecnologias, como laser scanning, mapeamento e inspeção com drones, modelos de entrega alternativos, cronograma 4D e iniciativas seguras para direção.

A necessidade: imagens aéreas para as-built e relatórios de avanço de obra

A empreiteira estava cada vez mais procurando usar dados de drone em seus projetos localizados em São Francisco. “95% do nosso uso de dados coletados por drone são para planejamento de canteiro de obras, planejamento logístico e levantamento de as-built.

Nós temos planos de logística novos a cada dia e queremos que seja possível sobrepô-los em fotos coletadas por drone de alta resolução e atualizadas.”

A Truebeck ainda faz o uso de novas ferramentas afim de melhorar os relatórios de progresso e comunicação com os seus clientes.

Neste projeto, a Truebeck irá realizar a tecnologia de drone de duas formas principais:

  1. Realizar levantamento de imagens externas das construções para acompanhar o cronograma e garantir a qualidade dos serviços; e
  2. Melhorar os relatórios de progresso com uma série de imagens aéreas.

A solução: 3DR Site Scan

O time responsável pela construção virtual está desenvolvendo o seu próprio departamento de drones e por isso procuravam por uma solução com drone com um completo fluxo de trabalho. Eles acharam isso no Site Scan e já estão voando ativamente em vários

solução 3dr

No projeto da Uber, o aplicativo Site Scan para iOS foi usado para realizar voos de maneira segura, apesar de estar em uma área urbana movimentada.

Foram tiradas fotos de alta resolução da fachada oeste da estrutura em um voo curto e então exportaram as fotos para o Site Scan onde foi possível processá-las, transformando-as em uma nuvem de ponto detalhada.

Além de ver e analisar as fotos, foi possível usar a nuvem de pontos para realizar medições e também realizar controle de qualidade.

Criando nuvem de pontos detalhada para acompanhar o progresso

O principal foco é capturar e inspecionar a parte externa da construção, incluindo os painéis de vidro que estão sendo instalados.

Criando nuvem de pontos detalhada para acompanhar o progresso

Foram feitos também voos manuais para capturar fotos para inspecionar lugares específicos e de difícil acesso, como a ponte de pedestres que conecta as duas edificações.

Obtendo uma vista de 360º

Para capturar pontos de interesse adicionais e ter uma perspectiva completa e atualizada do progresso, um voo foi realizado a uma altura superior a um prédio próximo no modo panorâmico, conseguindo assim uma vista de 360º de toda a área adjacente. As imagens coletadas com esse voo foram compartilhadas entre todos da equipe, com o cliente e também para fins de marketing.

Obtendo uma vista de 360º

E agora?

A medida que o trabalho junto a Uber evoluir capturando imagens e mapeando o empreendimento, naturalmente a equipe de construção virtual irá adquirir experiência e sucesso, de forma a expandir o departamento interno de drones para mais projetos em São Francisco.

Planejamento de canteiro de obras e de logística continuam sendo o foco principal da empreiteira, porém agora poderão focar também em realizar inspeções mais detalhadas de fachadas, capturar dados do terreno e medir volumes de pilhas de agregados, e muito mais.

Através da rapidez, custo benefício e segurança ao usar o Site Scan para conseguir os dados que a empresa precisa, Truebeck demonstra o seu comprometimento com inovação e em “sabotar o comum”, quando o assunto é construção.